Conheça 7 dicas de marketing digital para combater a crise

Tagon 8 Inc.
5 min readJul 9, 2020

--

Dentro do cenário atual, em que o mundo está enfrentando a pandemia do novo coronavírus (causador da COVID-19), é ainda mais essencial investir no marketing digital para combater a crise.

Com a impossibilidade de as pessoas saírem de casa para fazer compras, acessar serviços e viver experiências com amigos e familiares, é hora de mostrar que se pode superar as barreiras para atender a todos da melhor forma.

Preparamos 7 dicas para você garantir o melhor posicionamento para a sua empresa neste momento. Confira!

1. Melhore a presença online da sua empresa

A chamada presença online é a soma de todas as identidades criadas para um negócio na internet, bem como das interações que essas identidades estabelecem com os diversos públicos nos ambientes digitais. Na prática, ela é composta por sites, contas de redes sociais e quaisquer páginas que surgem quando a sua empresa ou o nome é buscado no Google ou em outra ferramenta similar.

A presença online é sua força de vendas digital, e é algo que se tornou ainda mais relevante durante a pandemia do novo coronavírus. Quando otimizada com sucesso, ela pode espalhar a marca para um público muito maior e transformar as interações digitais com essas pessoas em relações comerciais. Mais do que atrair clientes, uma boa presença online tem potencial para retê-los e criar um relacionamento duradouro.

É claro que melhorar sua presença online não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é essencial trabalhar nela para o crescimento dos negócios em longo prazo. Quem já trabalhava sua marca em ambientes digitais certamente saiu na frente a partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a recomendar o isolamento social e o comércio foi fortemente atingido pela ausência de consumidores nas ruas.

Confira algumas maneiras práticas de melhorar a sua presença online:

  • garanta que seu site seja responsivo, isto é, que ele seja capaz de oferecer a melhor experiência possível em qualquer dispositivo (computador, celular, tablet e outros);
  • inclua um blog dentro de seu site, para manter o interesse pelo conteúdo que você tem a oferecer, com novidades frequentes;
  • melhore o SEO do seu site, ou seja, aplique as melhores práticas para posicioná-lo bem nas ferramentas de busca para atrair mais interessados;
  • como a atração orgânica de consumidores do seu conteúdo pode levar algum tempo, invista também em campanhas de marketing digital, com anúncios que serão encontrados mais facilmente por potenciais clientes;
  • crie páginas nas redes sociais mais populares, desde que elas façam sentido para o seu negócio. Se o seu público está no Facebook, mas não usa Twitter, dê preferência para a primeira;
  • cadastre a sua empresa em alguns serviços, como o Meu Negócio, do Google, para ser mais facilmente encontrado por clientes a partir da localização geográfica.

2. Humanize a sua marca

Em um momento em que a solidariedade deve falar mais alto, humanizar a sua marca e as atitudes tomadas pela empresa também é algo que conta pontos a favor junto aos consumidores.

Promover conteúdos que façam as pessoas rirem é um bom começo, especialmente no momento tenso que todos estamos vivendo. Só não vale desrespeitar ninguém e nem fazer piada com assuntos sérios e delicados, como a própria pandemia, certo? Mostrar como sua equipe vem se esforçando para manter as atividades e o cuidado que a empresa tem com seus colaboradores também é uma forma de humanizar a marca.

3. Ofereça conteúdos de valor

Oferecer conteúdos de valor é lei para quem quer tirar o melhor proveito possível do marketing digital. No entanto, aquilo que era relevante até fevereiro de 2020 talvez não seja mais tão importante agora. Por isso, adaptar o que é compartilhado com potenciais clientes para a nova realidade é essencial.

Ainda assim, as regrinhas de sempre continuam valendo:

  • identifique as necessidades do seu público;
  • seja autêntico, íntegro e consistente;
  • faça a integração dos conteúdos em diferentes redes e formatos;
  • acompanhe as métricas para identificar a adesão do público aos seus conteúdos e tome decisões baseadas em dados.

4. Invista na geração de leads

O investimento na geração de leads não pode parar! Esse é mais um trabalho que deve ser feito de forma constante e com expectativa de resultados em longo prazo. Para conquistar mais potenciais consumidores, é fundamental otimizar suas páginas para obter mais conversões, apostar em promoções ou concursos, implantar o Inbound e o Outbound Marketing e, é claro, usar as redes sociais muito bem.

5. Divulgue medidas de proteção nas redes sociais

Além de trabalhar para manter os negócios com bons resultados financeiros, procure prestar um serviço para o seu cliente: fale sobre a pandemia, dê dicas de saúde e bem-estar, eduque as pessoas a respeito do assunto e mostre como seu negócio pode ajudar neste momento tão delicado. Isso pode fazer toda a diferença do mundo na hora de realizar uma compra — mesmo que ela não ocorra imediatamente, mas, sim, depois que o período de isolamento mais rígido passar.

6. Aposte na utilização de vídeos informativos

Uma pesquisa da HubSpot revelou que 54% dos consumidores preferem receber conteúdos em vídeo das marcas e empresas com as quais eles fazem negócios. É por isso que o uso desse recurso é fundamental para alcançar uma audiência maior. Na nossa realidade, isso é ainda mais evidente, já que o mesmo estudo revelou que, na América Latina, essa preferência é maior do que em outras regiões, com 62% dos consumidores preferindo esse tipo de conteúdo.

7. Crie campanhas de e-mail marketing

A mesma pesquisa também revelou o gosto dos consumidores pelos e-mails. Nada menos do que 46% das pessoas gostam de receber conteúdos dessa forma, sejam newsletters, sejam e-mails marketing. Essa também é uma boa estratégia de conversão de leads, dando o empurrão final para que um negócio seja concretizado.

Em tempos de impossibilidade de sair de casa, ter o processo de compra facilitado por uma mensagem motivadora ou, até mesmo, por um desconto exclusivo pode ser decisivo para alcançar bons resultados.

Lembre-se de que o momento que estamos vivendo é temporário, mas ainda não se conhece a duração das restrições para a operação das empresas e para o convívio social. Por isso, é fundamental estar preparado para continuar a manter um bom relacionamento com os consumidores enquanto a pandemia não chegar ao fim. Afinal, além de garantir vendas mesmo nesta fase de baixa do mercado, o sucesso no retorno à normalidade também é potencializado por uma boa presença online.

Gostou de nosso artigo sobre marketing digital para combater a crise? Curta nossa página no Facebook para se manter atualizado com os nossos conteúdos!

--

--

Tagon 8 Inc.

Engage With Brandformance. Criamos campanhas de marketing digital que entregam performance e constroem marcas.